Ressonâncias de Resistência: Saúde e Comunicação Quilombola na Pandemia em Córrego do Narciso do Meio, MG
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2026v17i108p20214-20223Palavras-chave:
Comunidades Quilombolas, Participação da Comunidade, Comunicação em Saúde, Pandemia, Diversidade CulturalResumo
Objetivo: Compreender o papel das mulheres na comunicação em saúde e na liderança comunitária na comunidade quilombola de Córrego do Narciso do Meio durante a pandemia de COVID-19. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em vivências no território e na discussão das práticas de comunicação e organização social desenvolvidas pelas mulheres da comunidade no contexto da pandemia. Resultados: As mulheres assumiram papel central na circulação de informações, no cuidado coletivo e na articulação comunitária, mobilizando saberes locais e estratégias próprias de comunicação para o enfrentamento da COVID-19, evidenciando sua atuação na preservação cultural e na proteção da saúde. Conclusão: A experiência destaca a relevância da comunicação em saúde articulada aos saberes tradicionais e à liderança feminina, apontando para a necessidade de políticas públicas que reconheçam e fortaleçam essas práticas em territórios quilombolas.
Referências
Lopes TH, Siqueira JJ, Beatriz N. Negro e cultura negra no Brasil atual [Internet]. Unibrad, organizador. 1a ed. São Paulo: 1987. 136 p. [citado em 2025 Mar 26]. Disponível em: https://biblioafrogriot.blogspot.com/2011/07/negro-e-cultura-no-brasil-pequena.html
Schmitt A, Turatti C M, Carvalho P M C. A Atualização do conceito de Kilombo identidade e territorio nas definições teoricas. Ambient Soc. 2002;10:129–36.
Beatriz N. O conceito de Kilombo e a resistência cultural. In: Beatriz N. Eu sou Atlântica [Internet]. 2006 [citado em 2025 Mar 26]. Disponível em: extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://998dd9a3-334b-44a6-a181-f9a4f97d5cf9.filesusr.com/ugd/45f7dd_6a0e0988d4db46afa2ba5cb2bf358de0.pdf
Bispo N. Modos Kilombolas. Piseagrama. 9a p.58–65. 2016.
Gomes FS. Mocambos e Kilombos uma história do campesinato negro no Brasil. [Internet]. 1a. Enigma Claro, organizador. São Paulo; 2015.
Almeida M. Devir Kilombola. 1a. Elefante, organizador. São Paulo; 2022.
Araujo T W, Peruso K cecília. comunicação popular e comunidades Kilombolas. ABPM. 2019.
Malimverne, Claúdia et al. Desinformação e Covid19 desafios contemporâneos na comunicação e saúde. Sus D e centro de pesquisa desenvolvimento para o, organizador. São Paulo; 2023.
Almeida S. Racismo Estrutural. 1a. Polén. São Paulo; 2019.
Macedo, V B. Papagaio velho não pega língua não, mais estuciando o jeito de fazer e de falar, jeito de ser, no Qilombo Corrégo do Narciso do meio, Jequitinhonha. 2019.








